Somos multiplicadores de saberes e semeadores de abelhas
Disseminando o conhecimento e propagando o gosto pela meliponicultura, contribuiremos para a conservação das nossas abelhas nativas e de toda a biodiversidade

Nossa História

O AirbnBee é um empreendimento focado na conservação da biodiversidade, que atua na difusão de conhecimento e na propagação de abelhas nativas.

Nossa missão é a reconexão de nosso povo com as abelhas nativas, é mostrar que o Brasil tem uma imensa biodiversidade que precisa ser valorizada, que nossas abelhas são imprescindíveis para a saúde dos ecossistemas, e além de tudo ainda nos oferecem produtos que são verdadeiros tesouros (se você já provou o mel de abelhas nativas sabe do que estou falando).

É preciso conhecer para conservar. E na meliponicultura, é preciso conservar a natureza para poder produzir. Assim, todo mundo ganha e nosso planeta agradece! Disseminando o conhecimento e propagando o gosto pela meliponicultura, contribuiremos para a conservação das nossas abelhas nativas que são responsáveis por um serviço ecossistêmico de tão grande importância para a vida: a polinização, tanto de espécies de plantas nativas, quanto dos cultivos agrícolas. A meliponicultura é uma atividade sustentável, que promove um enriquecimento ambiental e favorece a restauração ecológica dos ecossistemas.

destaque16
i2

Meu nome é Guilherme Aguirre,

fundador do AirbnBee. Sou biólogo e mestre em Ecologia pela Unicamp, meliponicultor, fotógrafo especializado em fotografia de natureza e consultor ambiental com 15 anos de carreira.

Meu mestrado foi com a diversidade de árvores em fragmentos de Mata Atlântica, ou seja, apesar de biólogo, eu trabalhei só com plantas e (não com bichos) boa parte da minha vida. E foi muito tempo depois que me formei, que num passeio no Jardim Botânico do Rio de Janeiro, entre todas aquelas plantas maravilhosas que eu apreciava e fotografava,  havia um meliponário, que é um local de criação de enxames de abelhas-sem-ferrão. (A gente foi educado a ter medo de abelha, infelizmente. Confesso que fiquei meio receoso vendo todas aquelas caixas e saber que elas estavam cheias de abelhas).

Fui chegando aos poucos e me acostumando com elas. Fiz várias fotos e vídeos e fiquei maravilhado com a beleza das uruçus-amarelas, com a delicadeza das jataís. Depois disso, aos poucos fui estudando pra conhecer um pouco mais sobre as abelhas nativas.

 Até que decidi comprar uma caixa para jataí (vazia) para deixar na minha varanda. Não demorou 15 dias e aquela caixinha foi eleita por um novo enxame de jataís que decidiu fazer dali sua morada. Fui acompanhando seu desenvolvimento, descobrindo novas espécies no meu jardim e estudando bastante. E cada vez mais eu me apaixonava. Fui fazendo cursos, lendo livros, vendo vídeos. Ainda hoje me impressiono conhecendo novas espécies de abelhas nativas e suas características. Minha casa, que começou com 1 enxame de jataís, hoje é um meliponário com mais de 30 caixas, com 10 espécies diferentes. Bom, deu pra ver que a coisa já tava ficando séria né? E estava mesmo. A atividade que antes era um hobby, acabou trazendo muitas oportunidades de trabalho. E tem coisa melhor do que trabalhar com o que te apaixona?

Foi então que nasceu o AirbnBee!

i1
bg-grey

Oferecemos serviços de consultoria e todo apoio técnico necessário para quem pretende começar a criação de abelhas nativas.

Veja mais clicando em Serviços. Comercializamos méis de abelhas nativas (por enquanto somente de fornecedores terceiros), extrato de própolis, caixas para as abelhas e outros. Veja mais clicando em Produtos.

Conto com o apoio de minha companheira Fla (Flaviana Maluf), que é engenheira florestal e virou abelheira de tabela. Encantada pelas abelhas-das-orquídeas e intrigada pelos processos de enxameação e disputa territorial das jataís, acabou sendo “contaminada” pela meliponicultura e me ajuda sempre que pode em alguns eventos. A Fla já sabe muito sobre as abelhas nativas e também faz ótimos registros com fotos e filmes. Sempre me incentivou e apoiou com a meliponicultura.

h1a